3 grandes invenções e descobertas…


1492
Primeiro globo terrestre
(Martim Behaim – 1459-1507)

O globo terrestre de Nuremberg, construído por Behaim e seu amigo, o pintor Georg Glockendon, foi concluído em 1492, o mesmo ano em que Colombo chegou à América. Como foi feito antes das principais navegações portuguesas, seus mapas são muito imprecisos e distantes do conhecimento geográfico atual. De qualquer forma, é a primeira tentativa de fornecer um modelo portátil da Terra respeitando a forma desta. O globo existe até hoje, numa coleção, na Alemanha.

1543

Atlas de anatomia

(André Vesálio – 1514-1564)

Até que o médico italiano André Vesálio publicasse seus “Sete livros sobre a estrutura do corpo humano” (mais conhecido como “Fabrica”), a anatomia humana, um pré-requisito para a boa medicina, dependia da curiosidade de amadores ou das poucas e malfeitas pesquisas universitárias. Vesálio muda tudo isso, ao fazer dissecações públicas, atraindo alunos, e publicando seus resultados em um dos mais influentes livros da história da ciência. As ilustrações são de sua obra

1543

A Terra gira em torno do Sol

(Nicolau Copérnico – 1473-1543)

Em 1543, o teólogo polonês Nicolau Copérnico publica seu “Sobre as revoluções dos orbes celestes”. É a primeira exposição formal completa da idéia de que o Sol, e não a Terra, é o centro do universo. As idéias de Copérnico iriam disparar, nos 70 anos seguintes, uma completa mudança de rumo nas ciências naturais, que resultaria no que hoje chamamos “ciência moderna”. Galileu, perante o conhecimento popular, é sempre lembrado por afirmar aquilo que na verdade Copérnico foi pioneiro.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: