3 grandes invenções e descobertas do milênio

1440

Leis da perspectiva (Leon Battista Alberti – 1404-1472)
As pinturas pré-renascentistas parecem todas chapadas. Isso se devia a algumas opções artísticas mas, principalmente, à falta de uma teoria da perspectiva. E essas leis foram codificadas pelo arquiteto e humanista italiano Leon Battista Alberti. Sua obra ” Dez livros sobre arquitetura” tornou-se a bíblia da arquitetura, engenharia e artes plásticas da Renascença. A obra de Alberti teve um grande impacto sobre planejadores urbanos a partir do século XVI. Usando as regras do mestre, as plantas das cidades se tornaram muito mais precisas.

1450

Caravelas (sem autor determinado)
O mundo não teria sido explorado sem que fosse desenvolvido um meio de transporte rápido, seguro, compacto e resistente. A soma de tudo isso e mais a tecnologia necessária para fazer manobras e domar a energia do vento (inclusive navegando contra ele) foi a caravela, invenção portuguesa da segunda metade do século XV e que seria a responsável pelas grandes explorações dos 150 anos seguintes, que desvendaram todos os cantos do planeta. Assim sendo, pelo menos duas grandes invenções que revolcionaram os meios de transporte (caravelas e o avião) foram criadas por falantes da lingua portuguesa.

1454

Imprensa (Johannes Gutenberg – 1400-1468)
Gutenberg ganhou o crédito, embora a impressão com tipos móveis (isto é, o impressor ia juntando pecinhas para compor uma página de texto) tenha se originado na China, provavelmente entre 1041 e 1048, com o artesão Bi Sheng. Gutenberg inventou, de fato, uma maneira de fundir tipos em metal e uma tinta que aderia ao metal. Com isso, e usando uma prensa de uvas (empregada antes para fabricar vinho), ele imprime a Bíblia de 42 linhas em Mainz (na Alemanha), em 1454.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: