sobre ex-libris eroticis, logotipos e monogramas










ontem mesmo falávamos aqui sobre os ex libris, e seu vasto percurso histórico. vamos mostrar aqui imagens de mais um livro sobre ex libris, este compilando ex libris eróticos, ou eroticis.

nós, aqui na Intellecta, defendemos a tese de que os primeiros logotipos foram as marcas de impressores, que passaram, até chegarem aos logotipos simplificados dos dias atuais, pela etapa dos monogramas.

os monogramas, todos sabem, são marcas individuais, ou seja, logotipos para pessoa física, numa linguagem não técnica. contudo, podemos apontar uma outra espécie de marca gráfica para um individuo que não o monograma, e esta é sem duvida o ex libris, a medida que, mais do que resguardar a posse de um determinado livro numa coleção, representa graficamente uma idéia defendida pelo seu dono. vendo-se o ex libris, conhece-se um pouco a respeito de seu proprietário.

e para encerrar estas poucas palavras vamos comemorar o recebimento de dois catálogos de monogramas, aqui na Intellecta, contendo mais de 7000 destes spécimens. a “Monograms Collection” da Intellecta começa, enfim, a ser produzida. aguardem, portanto, o lançamento desta coleçao de fontes ainda este ano
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: