COMO SUCATEAR MARCAS, EM 7 LIÇÕES, Jaime Troiano

COMO SUCATEAR MARCAS, EM 7 LIÇÕES
Por Jaime Troiano
Vocês já se deram conta de quanto tem se falado a respeito de marcas nos últimos anos? Quem chegasse agora de outro planeta, teria a seguinte sensação: “Finalmente, reconheceram o alcance e a importância que a administração de marcas tem no resultado das empresas!”.No entanto, este é um sintoma apenas. Além da retórica, têm havido investimentos substanciais em tecnologia de gestão e desenvolvimento de marcas? Algo me diz que não. O risco de sucateamento de marcas ronda constantemente muitas empresas, sem que elas tenham toda consciência do que está acontecendo.Abusando de ironia, quero sugerir 7 lições para você sucatear marcas.
1. Reduza sua verba de propaganda.Corte sempre o máximo possível e evite que a comunicação realimente a magia que conecta o consumidor à marca.
2. Contente-se com aquilo que seus vendedores e representantes dizem a respeito do mercado e da marca.Afinal de contas, eles estão na linha de frente e ninguém melhor do que essas pessoas para reportar o que se passa por lá. Contente-se com a opinião dos vendedores, porque nada melhor do que pedir ao cabrito que tome conta da horta.
3. Mude constantemente de agência de propaganda. Novas agências têm sempre novas contribuições a dar. Novas agências oxigenam a marca e têm sempre a virtude de questionar o que a anterior fez. Não se contente com uma relação duradoura, em que a agência também seja uma guardiã da marca. Mudando constantemente, as chances da marca desenvolver múltiplas personalidades cresce. E dessa forma, ela poderá estabelecer interfaces distintas para diferentes perfis de público porque a marca terá muitas caras.
4. Tenha sempre uma comunicação moderninha.
Afinal, num país onde 50% da população tem até 25 anos, ser maduro ou velho é um pecado mortal. Trate de fazer com que a comunicação da marca e todos os sinais que ela emite sejam sempre jovens, atuais e contemporâneos! Jogue fora tudo o que houver de antigo e velho em sua marca. É lógico que ao fazer isto, você poderá estar jogando fora também o bebê junto com a água do banho!
5. Gaste o mínimo indispensável em pesquisa e estudos de comportamento. Na verdade,sempre que possível, evite! O meu primo Leonel disse-me algumas vezes que não andava bem. Eu então lhe perguntei porque não marcava uma consulta médica . E ele disse: “Eu, hein? E se o médico descobrir que eu tenho alguma coisa?!” Para não ter que enxergar os eventuais problemas que a marca possa estar enfrentando, evite portanto consultar o consumidor. É lógico que os caminhos de correção e as oportunidades de desenvolvimento também não serão identificados. Mas pelo menos eliminamos o risco de fuçar e fazer indesejáveis descobertas.
6. Economize tudo o que for possível em design e embalagem. Aquele sobrinho que está fazendo comunicações e tem jeito para desenho vai achar o máximo essa oportunidade. Às vezes, pode-se recorrer também à prima que está no último ano de arquitetura. Há empresas que gastam tanto dinheiro contratando escritórios especializados em design: que bobagem. Afinal de contas, bom gosto não precisa ser caro!
7. Acredite que as marcas são fortes o suficiente para resistir a essas seis primeiras lições.-me por tanta ironia! Mas às vezes é mais fácil entender o positivo caminhando pelo negativo. A verdadeira lição, portanto, é evitar todas estas armadilhas na gerência de suas marcas. Seja um bom administrador: peque o menos possível!

texto obtido na lista de design grafico DG, mas publicado originalmente na Revista Consumidor Moderno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: